Aconteceu, no dia 31 de agosto, no Auditório 93 do Campus Maracanã da Uerj, a solenidade de premiação do 9º Festival Curta na Uerj. A edição de 2023 teve como tema a Ciência e recebeu vídeos de diversos estados do Brasil, como Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.
A Comissão Julgadora escolheu os três melhores curtas de cada categoria, que receberam como prêmio smartphones, kits de gravação e tablets.
Conheça os vídeos vencedores:

Categoria Adulto

1º lugar: O que é língua? 6 características das línguas humanas
2º lugar: A língua na mente
3º lugar: Sábias Mãos

Categoria Teen

1º lugar: O Enigma da Maleta
2º lugar: A Ciência da Vida
3º lugar: Composteira Didática – Uma Prática Sustentável como Ferramenta de Transformação Social

Votação Popular

Já a votação popular aconteceu entre os dias 03 de julho a 04 de agosto e foi bastante disputada, totalizando mais de dezesseis mil votos. Os vídeos mais curtidos receberam Menção Honrosa. Foram eles:

Categoria Adulto

– Ciência em ação: curiosidades e ações afirmativas
– Onde a ciência se encontra?
– Narcolepsia

Categoria Teen

– Composteira Didática – Uma Prática Sustentável como Ferramenta de Transformação Social
– O Enigma da Maleta
– Ciência pelos olhos de uma criança

Promovido pelo Centro de Tecnologia Educacional – CTE, o Curta na Uerj é um concurso aberto ao público de todo o país, que recebe produções em vídeo e animação de até 10 minutos, constituindo uma vitrine para a diversidade e o talento audiovisual, contribuindo para o debate de questões que mobilizam a sociedade.

Confira a cobertura do evento: