Por meio do Curta na Uerj, a Universidade presta uma relevante contribuição na área da extensão e da cultura, ampliando seu diálogo com a sociedade e motivando-a a participar nesses tempos tão marcados pela produção multimidiática.

Até a edição passada, essa contribuição superou as expectativas: foram totalizados mais de 450 vídeos e animações de todo o Brasil. Em 2017, recebemos vídeos de 15 estados – RJ, SP, MG, BA, AM, RS, CE, AL, PE, PR, GO, MT, MS, PB e SC, além do DF. Outro número chamou atenção na edição passada do Curta na Uerj: foram mais de 60 mil curtidas na votação popular realizada via internet.

Nas seis edições anteriores do concurso, diferentes temas desafiaram os participantes: Meio Ambiente e Desenvolvimento no Século XXI (2012); Cidade (2013); Povo Brasileiro (2014); Carioquice (2015); O que transforma o mundo? (2016); e Identidades (2017).

Em 2018, o Festival, em sintonia com a importância das questões acerca da liberdade, justiça e igualdade, elegeu os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos como tema. Para inscrições e informações, consulte o regulamento.