Sinopse: A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), evolução da Educação Profissional no Brasil, pretende uma formação integral e omnilateral. Esses conceitos estão presentes na prática dos Institutos Federais (IFs), que trazem na rotina escolar a interdisciplinaridade, valorizando o diálogo entre os diversos conhecimentos presentes na prática da Formação Integrada, atuando para melhoria da qualidade de ensino e desenvolvimento do estudante. Seu objetivo é contribuir para a formação de um profissional técnico cidadão, que tenha autoconsciência e compreensão de seu papel na sociedade.
Considerando a ciência como o conjunto de conhecimentos que contribui para o enfrentamento de problemas relacionados à existência da vida, o presente vídeo ressalta a necessidade de uma ação articulada entre os profissionais de educação, docentes e técnicos do IF, instituição da EPT, visando contribuir para o processo formador discente. Para isso, se baseia na Teoria Crítico Curricular, década de 1960, quando surgem os educadores e pensadores discutindo conceitos que comporiam a EPT. É na formação curricular de uma UE que se identificam os espaços de formação humana, dentre eles os informais.
Dessa forma, o presente trabalho ressalta o corpo técnico-administrativo (TAE), profissionais de educação e especialistas, que pode atuar com seus saberes específicos no processo formador de alunos e alunas. Apenas na ação articulada desses profissionais de educação, docentes e TAEs, com seus conhecimentos é possível uma formação ampla, integral e omnilateral.