Sobre o Curta na Uerj

>Sobre o Curta na Uerj
Sobre o Curta na Uerj 2018-07-06T00:47:45+00:00

O Festival Curta na Uerj consiste em um concurso de vídeos com alcance nacional, cujo propósito é incentivar anualmente a divulgação de produções não profissionais em vídeo e animação, revelar talentos e contribuir para a democratização do ambiente digital, ampliando o espaço para a exibição do audiovisual. Além disso, busca intensificar o diálogo entre as diversas linguagens de TV, vídeo, animação, cinema e internet.

Desde sua estreia, em 2012, o Festival afirmou o compromisso com o debate de questões da atualidade e é dividido em duas categorias: teen (para autores de 12 a 17 anos) e adulto. O concurso recebe trabalhos de norte a sul do país e propõe temas diferentes a cada edição: Meio Ambiente e Desenvolvimento no Século XXI (2012); Cidade (2013); Povo Brasileiro (2014); Carioquice (2015); O que transforma o mundo? (2016); Identidades (2017) e, em 2018, os 70 anos da Declaração Universal do Direitos Humanos

Em sete edições, o concurso reuniu mais de 450 trabalhos produzidos com a livre utilização de variadas plataformas tecnológicas, desde os celulares mais simples até máquinas fotográficas e filmadoras sofisticadas. Muitas têm sido as técnicas de vídeo e animação escolhidas por crianças, jovens e adultos para contar suas histórias.

Assim como são diversificados os estilos dos autores, ao apresentar seus personagens; mostrar seus olhares sobre a realidade e construir suas narrativas acerca das temáticas propostas. Poéticos, questionadores, minimalistas, irônicos, dramáticos, bem-humorados, documentais ou pura ficção, os trabalhos concorrentes expressam todas as formas de manifestação criativa por meio da imagem em movimento.

Outra característica do Festival Curta na Uerj reside na intensa participação popular por meio de votação na internet: é o público quem decide quais vídeos são merecedores de Menção Honrosa, fato que gera forte mobilização nas redes sociais e na internet. Além disso, o concurso conta com uma Comissão Avaliadora composta por especialistas em cinema, comunicação, artes e educação.

O Curta na Uerj cada vez mais se afirma como uma vitrine da diversidade e do talento audiovisual, bem como consolida uma relevante contribuição da Universidade à cultura e ao debate público capaz de mobilizar a sociedade. O Festival Curta na Uerj é uma iniciativa do Centro de Tecnologia Educacional (CTE) / Sub-reitoria de Extensão e Cultura.