O Brasil é mesmo um país sem memória? Como tratamos monumentos, acervos, arquivos, museus e outros lugares de nossa memória coletiva? As caixinhas de lembranças de antigamente deram lugar aos arquivos digitais? Na era das selfies, é mais fácil produzir nossas lembranças? Essas e outras questões poderão ser abordadas no 8º Festival Curta na Uerj, que em 2019 tem como temática “Memória”. Os interessados devem enviar seus vídeos, abordando a memória nas suas diversas perspectivas, até o dia 16 de setembro.

Os trabalhos, que devem ter duração máxima de 10 minutos, podem ser inscritos em duas categorias: “Teen”, para autores de 12 a 17 anos; e “Adulto”. As melhores produções em cada categoria vão faturar câmeras digitais, smartphones e tablets. Em sua oitava edição, o Curta na Uerj continua a parceria com a Academia Internacional de Cinema (AIC), que concederá duas bolsas de estudos ao primeiro colocado de cada categoria, nos cursos “Roteiro Online” e “Cinema Teens”.

Os vídeos serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por especialistas em cinema, comunicação, artes e educação, que definirá os vencedores da cada categoria. Mas a voz dos fãs também tem vez: a votação popular pela internet concederá aos vídeos mais curtidos uma Menção Honrosa.

O 8º Festival Curta na Uerj é uma iniciativa do Centro de Tecnologia Educacional (CTE) / Sub-reitoria de Extensão e Cultura e tem como objetivo incentivar a produção em vídeo e animação, bem como ampliar o espaço para a exibição e a divulgação do audiovisual.

Regulamento e inscrições: até 23/9 em www.curtanauerj.uerj.br.

 

Serviço:
8º Festival Curta na Uerj
Inscrições: 24/06 a 23/09.
Votação popular: 06/10 a 29/10.
Anúncio dos finalistas: 06/11.
Premiação: 28/11.
Regulamento e inscrições: www.curtanauerj.uerj.br
Mais informações: (21) 2334-0229 ou pelo e-mail: festivalcurtanauerj@gmail.com