A solenidade de premiação do 8 Festival Curta na Uerj foi um sucesso. Promovido pelo Centro de Tecnologia Educacional – CTE, o Curta na Uerj é um concurso aberto ao público de todo o país, que recebe produções em vídeo e animação de até 10 minutos. A cada edição, o Curta na Uerj cada vez mais se afirma como uma vitrine para a diversidade e o talento audiovisual, contribuindo para o debate de questões que mobilizam a sociedade.

Em 2019, o tema foi a Memória. Sessenta e nove trabalhos de todo o Brasil – Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Tocantins – enfrentaram o desafio de usar o audiovisual para falar sobre a memória, convidando a refletir sobre os seus diferentes aspectos e elementos, como acontecimentos, pessoas e lugares.

As seis produções vencedoras do Festival Curta na Uerj ganharam, além de troféus e medalhas, câmeras digitais, smartphones e tablets. Os primeiros lugares de cada categoria levaram ainda bolsas de estudos nos cursos “Roteiro Online” e “Cinema Teens” concedidas pela Academia Internacional de Cinema, pelo segundo ano, parceira do Festival.

Conheça os vídeos vencedores:

Categoria Adulto
1º lugar: O Caminho para o Esquecimento: Reminiscência
2º lugar: A Bacharel e o Presidente
3º lugar: Reverbero

Categoria Teen

1º lugar: Nós Somos
2º lugar: Aqui Morre a Memória
3º lugar: Memórias de um Povo Feito de Histórias

 

Votação Popular

A votação popular aconteceu entre os dias 7 e 29 de outubro e foi bastante disputada, totalizando mais de 7 mil votos. Os vídeos mais curtidos receberam Menção Honrosa. Foram eles:

Categoria Adulto
– A História Trancosa de Fernandi
– Centro de Memória Prof ª Nalva Pereira Caldas
– Simplesmente Irani

 Categoria Teen
– Uma Foto, Várias Memórias
– Nós Somos
– Memórias da Morte

Clique aqui para ver  todos os vídeos participantes.