Mesmo com o adiamento da 9ª edição por dois anos, o Festival Curta na Uerj não ficou sem atividades em 2021. Nos meses de outubro e novembro, foram realizadas duas edições do Curta Debate, com discussões sobre cinema e educação e sobre o audiovisual na divulgação científica.

A primeira edição, sobre cinema e educação, contou com o pesquisador Leonardo Nolasco Amaro da Silva, da Faculdade de Educação da Uerj. Ele já participou do Festival, sendo o segundo colocado na categoria adulto da 6ª edição, realizada em 2017. Também participou da atividade Andrea Silva Casadonte, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e pesquisadora da UFRJ.

Já em sua segunda edição, o Curta Debate 2021 abordou a relação entre o audiovisual e a divulgação científica. A conversa, realizada de forma virtual, teve a participação dos debatedores Anita Lucchesi, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Referência da Fábrica de Arte Marco Amaro, e Ney Mello, professor de Biologia do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, o CAp-Uerj e coordenador do projeto Cienpodere de Ciência Popular e roteirista e apresentador do programa Rádio Animal.

Os debates contaram com a mediação de Adil Lepri, técnico de audiovisual do CTE e pesquisador na área do cinema, que destacou:  “É muito importante que setores responsáveis por essas produções técnicas reflitam sobre a aproximação e incorporação do audiovisual na educação, sobretudo na pandemia e no pós-pandemia”.

Veja como foram os debates: