>>>Não é Normal

Não é Normal

5 mulheres são agredidas a cada 2 minutos no Brasil (Portal Oficial do Governo Federal). 12 mil mulheres são agredidas por dia e 4,4 milhões por ano (Fórum Brasileiro de Segurança Pública). Dentre a maior parte das vítimas, estão mulheres agredidas pelos companheiros ou ex-companheiros – evidenciando que muito embora haja a igualdade de gênero perante a lei no Brasil, ainda estamos longe de alcança-la de fato.
A violência contra a mulher acontece em todos os grupos sociais, culturais, religiosos e econômicos, incluindo-se a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Sendo incluso, portanto, qualquer conduta que ofenda a integridade corporal, cause danos emocionais, constranja, force uma relação, impeça acesso aos próprios bens ou configure calúnia, injúria e difamação.
Mesmo com a promulgação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), a denúncia desses casos ainda não é simples. Cercadas de medo de maiores agressões e homicídio e, em alguns casos, dependentes financeiramente de seus agressores, encontram dificuldade em sair da situação.
Tendo em vista esses fatos e a nossa observação e estudo dentro da comunidade do Catumbi e adjacências, nós, alunos do primeiro ano do curso de Medicina da UERJ, assumindo um compromisso de devolver uma intervenção que promovesse uma mudança significativa na região, buscamos a elaboração de um vídeo que tivesse como objetivo informar acerca dessas condições, enfatizando que as mesmas não são normais (#nãoénormal) e nem devem ser tratadas como tal.
Conjuntamente com a equipe da Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello (Zona Central, Rio de Janeiro) e o RAP da saúde, procuramos diminuir o número de agressões, aumentar o número de denúncias e fornecer o suporte necessário a essas mulheres – permitindo que possam garantir seu direito básico à vida.

Direção: Carolina Salles, Mayara Neto e Raissa Veras

Produção: Carolina Salles

Roteiro: Mayara Silveira, Adriel Silva, Barbara Lima, Carolina Sales, Raíssa Veras, Nathália Millan

2018-10-09T01:54:20+00:00 Adulto|0 Comentários